Dicas de Finanças – 5 erros que impedem você de guardar dinheiro

DICAS – Economizar dinheiro é como fazer dieta. Sabemos que temos que fazer, que não podemos gastar como se não houvesse amanhã, criamos mil planos para encher o porquinho, mas, na hora de botar o plano em prática, dá tudo errado.
Tenho que concordar que começar a poupar é bastante difícil, principalmente para quem está começando a cuidar das finanças. Quase todo mundo comete algumas falhas na hora de economizar que podem atrapalhar muito esse processo. Neste artigo vou explicar os cinco erros mais comuns na hora de guardar dinheiro.

1. Não fazer um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a base para tudo que envolve seu dinheiro, inclusive economizar. Tem que saber onde está a maioria dos seus gastos, quais são os gastos futuros e, por mais óbvio que pareça, o quanto você ganha por mês (conheci várias pessoas que não sabiam disso).

Só a partir do planejamento você pode ajustar seu orçamento sem atitudes radicais e com foco no lugar certo. E o mais importante de tudo: use seu planejamento para prever o que vem nos próximos meses. Não adianta fazer as contas do que já passou e não usar isso para gastar menos no futuro.

2. Economia burra

Todo mundo já comprou roupa de tamanho errado em promoção só porque estava barato. Pra que isso? Você gastou dinheiro com uma coisa de que não precisava e que não vai ajudar em nada. Isso é uma economia burra.

Há muita gente que só usa ônibus para economizar. E às vezes fica uma ou duas horas fazendo uma viagem que dava para fazer em 15-20 minutos de táxi ou de Uber. Será que o tempo que você perde fazendo isso vale essa economia? Economizar não é ficar passando vontade. Tem que ser inteligente com seu dinheiro e com seus cortes.

3. Saiba o que quer

Você está economizando para quê? Sair das dívidas? Fazer uma viagem? Ou por que acha que precisa economizar sem mais nem menos? Se está na última situação, CUIDADO! Crie algum bom objetivo para seu dinheiro: investir, pagar suas dívidas, fazer aquela viagem que tanto queria. Se não fizer isso, qualquer desculpa, qualquer promoção vai fazer com que gaste dinheiro.

4. Divirta-se

Qual é a primeira coisa que as pessoas fazem quando precisam economizar? Cortam toda a diversão possível. Cortam o cinema das crianças, cortam aquela cervejinha no final de semana, cortam a saída com os amigos. Ou seja, cortam tudo o que é bom!

É óbvio que essa privação tem tudo para dar errado. Nunca corte todo o seu lazer para economizar dinheiro. Isso pode dar certo por um ou dois meses, mas logo toda a sua família estará odiando esse negócio de economizar e só de pensar nisso já fica traumatizada.

Na hora que for cortar os gastos no planejamento financeiro, tente começar por outros antes, como aqueles que temos todos os meses: os fixos. Procure um pacote de telefone mais barato,economize eletricidade, no mercado. Essas coisas são mais fáceis de você viver com menos. Vai apertando em outros lugares antes de chegar à diversão.
5. Não faça sobrar dinheiro

Economizar para sobrar dinheiro é errado! Não estou ficando louca não. Quem economiza para sobrar no final do mês normalmente nunca consegue fazer isso, porque sempre gasta com o que não precisa. Quem sabe cuidar da grana guarda o dinheiro logo no começo do mês, em vez de esperar sobrar.

É simples: entrou o salário na conta, já transfira para sua poupança ou qualquer outro investimento. Alguns bancos fazem isso automaticamente para você –este serviço é chamado de poupança automática. Desse jeito não há perigo de ficar com vontade de fazer uma compra por impulso.

FONTE: UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://asserjupmt.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Head_2.jpg);background-size: initial;background-position: center top;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 600px;}