Justiça do Trabalho, MPT e Sesi realizam festival de robótica com alunos de escolas públicas

Cerca de 50 alunos da rede pública de Mato Grosso participarão, na próxima sexta e sábado (2 e 3 de agosto), de um Festival de Robótica. O evento é realizado pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e tem como foco o combate ao trabalho infantil por meio do estímulo à permanência do aluno na escolar, bem como o fomento à pesquisa.

O festival ocorrerá no SESI Park, localizado no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá.

A abertura será às 9h de sexta-feira, seguida por treinos, testes e avaliações. No sábado, as cinco equipes participantes retornam às 8h30 e darão seguimento à programação. A premiação está marcada para as 11h.

O festival é resultado de um projeto desenvolvido desde 2018 em escolas públicas de Juína, Colíder, Confresa, Alta Floresta e Campo Novo do Parecis com o apoio de educadores e dos juízes trabalhistas locais.

Dois professores de cada município foram capacitados pelo Sesi para trabalhar a robótica com os alunos nas escolas. Além da capacitação, cada escola estadual recebeu um kit para dar vida ao projeto de robótica, com computadores e peças da tecnologia Lego Mindstorm. Os itens foram usados para construção e programação de robôs, num contexto que aliou a introdução ao mundo da ciência e tecnologia com diversão e estímulo ao raciocínio.

O projeto de Robótica é coordenado pela Coordenadoria Judiciária e de Apoio à Execução e Solução de Conflitos do TRT de Mato Grosso (CJAESC) e os recursos são oriundos de uma Ação Civil Pública movida pelo MPT na Vara do Trabalho de Campo Novo do Parecis. As atividades fazem parte das ações afirmativas do Tribunal Regional do Trabalho voltadas ao combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem.

Confira aqui a programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://asserjupmt.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Head_2.jpg);background-size: initial;background-position: center top;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 600px;}